A Pegada de Carbono representa o total de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas por pessoas, empresas ou organizações e são expressas em toneladas de carbono equivalente por ano.
Estes gases contribuem para a intensificação do fenómeno natural de efeito de estufa, o grande responsável pelo aumento da temperatura média do planeta nos últimos anos e pelas alterações climáticas que todos sentimos.
Determinar a Pegada de Carbono das Organizações é o primeiro passo para poder reduzi-la. Este cálculo permite ainda às organizações:
Aumentar os resultados não apenas pela diferenciação no mercado, mas também porque os próprios colaboradores se sentem mais envolvidos e motivados para a criação de valor acrescentado na organização;
Entender o impacto que a sua organização está a ter na realidade climática;
Ajudar a identificar e priorizar as áreas para redução das emissões o que resultará numa redução de custos.
A partir de 2024 as empresas vão estar obrigadas ao reporte e divulgação pública de informações sobre os seus impactos a nível ambiental, social, nos direitos humanos e em fatores de governação (ESG). A Pegada de Carbono é um dos elementos integrantes dos Relatórios de Sustentabilidade!
Antecipe-se e faça a diferença!